quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Parlamento Jovem apresenta nove projetos

Todas as propostas têm relação com o universo escolar; estudantes-vereadores apresentaram também duas indicações

Estudantes-vereadores em plenário
A primeira reunião do Parlamento Jovem 2009 foi marcada por muito trabalho. Os estudantes de 8ª e 9ª anos de escolas públicas de Campinas que participam do programa, apresentaram nada menos que nove projetos, fizeram duas indicações e definiram as composições de seis comissões permanentes – com cinco membros cada uma - e apresentaram nove projetos. As propostas serão votadas na próxima reunião, marcada para o dia 17 de setembro.
O programa Parlamento Jovem 2009 é uma iniciativa da Câmara Municipal e serve como uma espécie de iniciação do adolescente na atividade política e de reafirmação do exercício da cidadania. Implantado em 2003, o programa foi desativado, mas acabou retomado pelo presidente da Câmara, Aurélio Cláudio (PDT) no ano passado. Neste ano, participam alunos de oito escolas municipais: Ensino Fundamental Anália Ferraz da Costa Couto, João Alves, Raul Pilla, Vicente Ráo, Edson Luis Lima Souto, Maria Luiza Pompeo de Camargo, Padre Francisco Silva e Dr. Edson Luís Chaves.
Veja a relação de projetos apresentados na primeira reunião do Parlamento Jovem:
1 – Cria na grade curricular do Município disciplinas opcionais de noções de informática, eletrônica e práticas esportivas. A implantação se daria a partir do sexto ano do ciclo fundamental.
2 – Fica o Município de Campinas obrigado a fornecer transporte gratuito aos usuários do SUS (Sistema Único de Saúde) que morem a mais de seis quilômetros de distância de um posto de saúde.
3 – Fica o Executivo autorizado a firmar convênio para que alunos da rede municipal tenham aulas de informática duas vezes por semana. Cada aula teria duração de 50 minutos.
4 - Projeto Hora de Acordar: prevê atividades dentro e fora do horário de aula em que seriam exibidos filmes e videos, além da programa de palestras sobre problemas que afetam o planeta.
5 – Escolas devem ter área verde para que os alunos tenham a prática de plantar árvores e manter os espaços.
6 – O Executivo fica autorizado a instituir o Programa de Atividades Extracurriculares nas escolas municipais. Poderão ser oferecidas modalidades de atividades próprias do cotidiano dos jovens, como aulas de teatro, música, dança, etc. Essas atividades seriam realizadas em horários alternativos.
7 – Projeto cria Programa Arte na Escola. O programa deverá abranger todas as séries do ensino fundamental e deverá constar de aulas de dança e teatro, artes plásticas, artes decorativas, fotografia, coreografia.
8 - Projeto cria o Programa Municipal de Recuperação, Aparelhamento e Construção de escolas em Campinas.
9 – O Executivo fica autorizado a instituir nas escolas municipais o programa “Música na Escola”, que pretende abrir a possibilidade para que os alunos levem instrumentos nas escolas e recebam aulas específicas.
Veja as duas indicações apresentadas:
1 - Construção de unidade de saúde no bairro San Martin
2 - substituição e manutenção de computadores e um provedor de internet na Escola Municipal Raul Pilla.
Texto: Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal
Conteúdo relacionado
Aurélio inicia o programa "Parlamento Jovem 2009"
Mulheres comandarão Parlamento Jovem
Posse do “Parlamento Jovem” será nesta quinta-feira

Nenhum comentário:

Postar um comentário